Problemas

Depois de um bom tempo sem postar aqui, volto hoje, a postar.

 

Lembram do evento Minas On Rails? Pois é, em um sorteio, ganhei uma hospedagem gratuita de um ano no host IW2, porém, onde meu blog está hospedado atualmente, o host HostPHD, não está colaborando muito comigo. Estou tentando fazer uma transferência de domínio e hospedagem a mais ou menos 1 mês e eles não me respondem em hipótese alguma. Só está faltando uma confirmação por parte deles e, nada. E pra variar, o servidor deles está uma beleza só esses dias.

 

Como eu disse post anterior, estou com problemas também na instalação de qualquer distribuição de Linux no meu notebook, ele é um Compaq Presario V6210BR Notebook PC. É muito estranho o que acontece nele, eu já uso linux há pouco mais de um ano, e nunca tive nenhum problema assim. Quando comprei meu notebook, ele veio de fábrica, com Mandriva Linux 2007.0, funcionando perfeito, tudinho, mas é claro, o kernel é compilado propriamente para ele, junto com drivers, etc. Retirei o Mandriva e instalei o Windows XP Professional SP2, tive um certo problema com a instalação dos drivers do Windows, mas nada que a ajuda de um bom Google e de bons fóruns para resolver os problemas. Tudo instalado e funcionando perfeitamente. Mas, Windows? Não, não queria isso, só instalei porque não gostei muito do Mandriva e porque meus pais queriam mexer no notebook, e colocar Linux pra eles, que usam Windows sempre, ficou difícil. Havia testado o Mandriva Linux 2007.1 em um outro PC e resolvi tentar no notebook. Como no Brasil nem tudo (nada) são rosas, não sou um privilegiado em relação à internet banda larga, então, não possuo o serviço. Com o Mandriva Linux 2007.1 rodando tranquilo, não pude instalar a placa wilreless nem o modem, pois precisava de conexão à internet para baixar alguns pacotes necessários. Instalei então, o openSUSE Linux 10.2, minha distribuição preferida, funcionou perfeitamente também, mas com o mesmo problema no Mandriva: wireless e modem, nada. Foi quando a Mandriva anunciou o Mandriva Linux 2008. Logo pensei: se o 2007.0 e o 2007.1 funcionaram, testarei o 2008. Nada! Ao inicializar o ambiente gráfico o sistema trava completamente, nada funciona, somente desligando manualmente no botão. Aí, a openSUSE anunciou também o openSUSE Linux 10.3, dito e feito, a mesma coisa do Mandriva, trava na inicialização do ambiente gráfico. Tratei então, de procurar pela internet se alguém, no mundo, já passou por alguma coisa parecida com esse notebook. E achei, achei um que instalou o Debian Linux no v6210, antes de tentar seguir os passos dele, resolvi ver o que acontece com o Debian quando o instalo no v6210. Ele trava na mesma ocasião das distros acima, mas ele tem um porém: quando inicializado pelo modo single-user, ele inicializa normalmente, pelo modo texto, e quando damos o comando startx, o ambiente gráfico inicializa tranquilamente. Resolvi, então, seguir os passos dele, mas não deu em nada. Como ele mesmo disse, ele compilou o próprio kernel, e eu não consegui compilar meu próprio kernel. Depois de muita luta, com o Debian, seguindo as instruções do Excidium, com o feed do Viva o Linux assinado, vi uma dica do Tiago Tavares, dizendo que o problema da inialização do ambiente gráfico no Debian está no driver da placa de vídeo (NVIDIA GeForce Go 6150). Segui os passos dele também, mas nada me aconteceu.

 

Eis aqui meu relato sobre os problemas que estou passando no momento. Quem puder me ajudar, agradecerei! 😀

7 thoughts on “Problemas”

  1. Quanto à wireless, use o ndiswrapper, emulador de drivers windows para placas de rede wireless usando linux. Basta descobrir o chipset da placa wireless do seu notebook, pegar o driver windows exato para ele e mandar emular.

    Quanto ao problema do modo gráfico, instale o driver mais recente para a sua placa no site http://www.nvidia.com pelo modo texto que os seus problemas acabarao. Tive problemas parecidos com o fedora 8.

    Abração! Ah, vc sabe que dia as aulas começam? Me manda um email falando! Vlwz!

  2. ae cara, vi o video, tenho um note igualzinho ao seu também estava ocm o mandriva desinstalei pq sou adepto ao slackware e coloquei tudo pra funcionar, wireless só nao coloquei o modem pq nao uso, se precisar de uma ajuda geral me add no msn conforme email que te mandei, isso de outra máquina pra poder te auxilar enquanto faz a instalação, posso te ajudar no ubuntu e no slackware tranquilo, apesar de não gostar de qualquer outra distribuição já usei todas para afim de conhecimento e posso tentar te ajudar
    abraços aae

  3. Até parece que fui em que escrevi…. cara praticamente fiz o que voce fez e obtive exatamente os mesmos resultados…. a única diferença é que consegui instalar o Fedora 8 mas a máquina fica travando toda a hora, bom tem umas linhas de comando que voce pode passar na instalação do Ubuntu e outros que permitem que ele instale, se voce colocar acpi=off pci=nomsi noapic nolapic o ubuntu instala, aí no primeiro boot manda executar em modo texto… aí dá um apt-get nvidia-glx-new que ele instala, depois confere se o xorg.conf trocou o driver de “nv” para nvidia aí vc reboota a máquina que ela vai funcionar.. só que graças as opções que vc passou pro kernel voce não vai conseguir usar nenhuma tecla de função, e não vai aparecer o icone da bateria mas se for para funcionar, funciona…..
    t+

  4. olá, tenhu um v6210, mas, nunca tiunha tentado colocar o linux.. meu maior problema eh que soh tenhu ele atualmente e divido com minha esposa, de modo que n posso arriscar deixá-lo sem funcionar.. por isso procuro instruções mais seguras de como instalar o slack 12.0 nele.. mesmo pq tbm n tenhu net banda larga em casa e fica dificil de baixar pacotes e pesquisar. obrigado desde jah.

Leave a Reply