And… I’m Back! | .htaccess

Pois bem, depois de um bom tempo (17 dias sem postar), estou de volta!

Após e-mails sem resposta e uma luta insistente com o pessoal da Iw2, consegui, finalmente, voltar com meu blog ao ar.
Estava com problemas no tamanho de arquivos no WordPress. Os arquivos têm seu próprio tamanho, porém, quando eles precisam ser escritos, mesmo que temporariamente, os mesmos “inflam”, ou seja, crescem de tamanho (em bytes, no caso). A maioria dos arquivos de controle do WordPress, inflam para tamanhos maiores que 8mb, e em um servidor Linux com PHP instalado, o gerenciamento de memória (memory_limit) nas configurações do PHP (php.ini) é, por padrão, 8mb.
Quando instalamos o WordPress em servidores com as configurações de limite de memória do PHP em padrão, conseguimos a seguinte mensagem:

Fatal error: Allowed memory size of 8388608 bytes exhausted (tried to allocate 77824 bytes) in /home/[usuário]/public_html/wp-includes/class-snoopy.php on line 382

Então como usaríamos o WordPress em um servidor Linux com configurações padrão, levando em conta que não podemos editar o arquivo php.ini?
No Apache, existe um arquivo de configuração de acesso às páginas chamado .htaccess. Esse arquivo, controla o modo de acesso às pastas, subpastas e arquivos de uma determinada pasta, no caso, suas páginas.
Quando temos problemas relacionados ao limite de memória e não podemos modificar o arquivo php.ini no servidor, alteramos uma linha no .htaccess para que o limite de memória funcione:

php_value memory_limit  [número]M

Onde [número] pode variar entre 4 e 120, ou seja, você pode definir o limite de memória entre 4mb e 120mb. Então colocaríamos da seguinte maneira:

php_value memory_limit 16M

Porém, no servidor da iW2, isso não estava funcionando.
E o que acontecia? Dava um erro BEM estranho. Ele não permitia acesso a NADA no servidor:


Server Error

O jeito foi falar com o suporte para alterar no php.ini o valor do parâmetro memory_limit.
E hoje, com o parâmetro alterado, estou aqui, postando sem maiores problemas.

E venho agradecer também o pessoal da iW2 pela atenção!

Abraços pessoal, e espero ter ajudado alguém que passou por esse mesmo problema! 😀

Leave a Reply