Linux ACL permissions

Um belo dia, resolvi testar o Fedora, visto que o Ubuntu Natty ficou uma MERDA. Depois de testado, aprovado (nem tanto) e percebido que o Gnome3, apesar de MUITO bonito e com uma usabilidade MUITO boa, ainda está com muitos bugs e algumas coisas ainda precisam ser melhoradas.
Não, eu não estou criticando o Gnome3, só estou dizendo que, no atual momento, o Gnome3 ainda não está maduro o suficiente para EU usá-lo.
Depois disso tudo, eu não queria voltar para o Ubuntu, visto que, no meu notebook, a placa de vídeo não está inicializando (só no Natty), então fui para seu pai, o Debian.
Instalei o Debian, configurei tudo bonitinho (ainda com Gnome2) e precisei fazer alguma coisa no terminal que não me lembro agora.
Ao listar os arquivos da minha pasta ‘home’, me deparei com a seguinte notação:

alucard@hellsing:~$ ll
total 40
drwxr-xr-x+ 2 alucard alucard   4096 2011-06-14 07:36 Documents/
drwxr-xr-x+ 2 alucard alucard   4096 2011-06-14 07:36 Music/
drwxr-xr-x+ 2 alucard alucard   4096 2011-06-14 07:36 Pictures/
drwxr-xr-x+ 2 alucard alucard   4096 2011-06-14 07:36 Public/

Daí pensei QUE MERDA DE ‘+’ É ESSE??
Como não estava me atrapalhando, deixei pra lá e nem quis saber o que era.

Após algum tempo, aqui no meu trabalho, precisei resolver umas coisas no server de um dos nossos sites e me deparei com o mesmo ‘+’ maltido.
Com uma rápida pesquida no Google, descobri que isso se dá, devido a ACL’s ‘anexadas’ ao arquivo/diretório, e que com o programa ‘getfacl’ eu consigo pegar a ACL de um determinado arquivo/diretório e com o ‘setfacl’ eu determino qual ACL para o mesmo.
Percebi também que, nesse servidor, se eu criar um diretório, nenhuma ACL é atrelada a ele. Então, de acordo com o manual do programa ‘setfacl’ posso rodar o seguinte comando no terminal para copiar uma ACL de um arquivo/diretório e passar para outro:

getfacl <diretorio_origem/arquivo_origem> | setfacl -R --set-file=- <diretorio_origem/arquivo_origem>

Espero que ajude alguém.
=]

One thought on “Linux ACL permissions”

Leave a Reply