Sexta-feira, 29 de junho de 2007 – 11h53SÃO PAULO – Universidade acusa estudantes que ocuparam reitoria da USP de formatar 46 PCs e instalar Linux.Ao falar na rádio Eldorado, a reitora da USP, Suely Vilela, afirmou que os dados perdidos com a formatação dos computadores vão constar na lista de prejuízos causados pela ocupação do prédio da reitoria da USP, que durou 50 dias.Os computadores do prédio usavam Windows XP e Microsoft Office. Formatados, os PCs receberam distribuição Linux.Segundo Suely, numa primeira etapa, os funcionários da reitoria identificaram danos materiais ao escritório do prédio. Agora, vão avaliar os danos não materiais, como planilhas e dados gravados nos PCs que foram formatados.
Os estudantes ocuparam o prédio da USP em protesto contra um decreto do governador de São Paulo, José Serra, que implementava mudanças na forma de administrar a universidade. Na opinião dos estudantes, as mudanças feriam a autonomia da instituição.
A coisa deve ter sido bem feia. E deve ter sido séria também, pois vejam bem, para um grupo de estudantes chegarem o ponto de formatar mais de 40 máquinas por uma mudança na forma de administrar uma faculdade? Sou adepto de softwares livres e mais ainda de Linux, mas creio que não precisava chegar a tanto.