URL’s Amigáveis

Ando vendo por aí, muitas coisas sobre URL’s amigáveis.

Uma URL amigável, é aquela que só de ‘bater o olho’ você já sabe do que se trata, como a URL deste post:

htp://lucasmezencio.com/2008/08/12/urls-amigaveis

Com isso, você já sabe que se trata de um post do ano de 2008, do mês de agosto, do dia 12, que se chama ‘url-amigaveis’.

Eu nunca fui muito a favor desse tipo de URL pelo fato de às vezes, na minha faculdade e meu antigo trabalho, eu tentar acessar algumas páginas e não conseguir, tais como:

http://forumseilaoque.com/programacao/php/topicos/funcoes-legais

Na minha faculdade, por exemplo, eu não conseguiria acessar essa página pelo fato de, no meio da URL conter a seguinte combinação de letras: ‘(…)php/toPICos/func(…)’. O proxy da minha faculdade, barra essa URL por achar que se trata de uma palavra pornográfica (isso mesmo gente, PICA).

Com essa idéia, meu blog não possuia as tais URL’s amigáveis. Mas, visando que, realmente a forma de entender o que se passa em uma URL enviada por um amigo ou conhecido seu, fica muito melhor, resolvi mudar, a partir de hoje, a maneira de mostrar URL’s no meu blog.

Espero que tenham gostado! 😛

Abraços!

2 thoughts on “URL’s Amigáveis”

  1. URLs amigáveis e outros recursos com certeza melhoram e facilitam as coisas… mas muitos esquecem que a diferença mesmo está no conteúdo.

  2. Vale lembrar também a importancia destas urls para os bots de busca, como do google por exemplo, fica muito mais fácil pra ele saber que o conteúdo trata de url amigáveis tendo a url como http://lucasmezencio.com/2008/08/12/urls-amigaveis do que http://lucasmezencio.com/index.php?postID=312. Além de melhorar claro quando se trata de urls longas como no caso de http://lucasmezencio.com/index.php?id=2929283&shdi=dkdhskshd_iwuryrh&mwns=19373746483.djdkdieue92782764 essas coisas

Leave a Reply