Criando ‘snippets’ no ‘Zend Studio for Eclipse 6’

Olá pessoal, essa noite, conversando com o Breno (@brenowd), ele veio me perguntar como funcionam os ‘snippets’ no Zend Studio.

Pra quem não sabe, ‘snippets’ são templates, ou seja, partes de códigos prontas para agilizarmos nosso trabalho. Na minha opinião, snippets nos deixa um pouco preguiçosos, mas dependendo, realmente nos quebram um galhão! Hehehe..

Bem, o Breno estava acostumado a usar o Dreamweaver, e queria passar a usar o Zend, e estava querendo criar um snippet para um SELECT de uma query MySQL. Então, mãos à obra.

Para criar um snippet no Zend Studio for Eclipse 6, vamos no menu Window > Preferences:

Window > Preferences

Na janela que abre, no campo de pesquisa, digite snippet, logo em seguida em PHP > Templates:

captura_de_tela-3png

Vou dar o exemplo aqui, da criação de um snippet de uma query em MySQL, um SELECT pra ser mais preciso. Clicando em New, temos essa tela:

captura_de_tela-4pngEm ‘name’ você coloca uma palavra para identificar o snippet que está criando, e ao mesmo tempo, a palavra que vai iniciar seu snippet. Em Context é o contexto da linguagem, PHP, PHPDoc ou New PHP (não me pergunte o que é New PHP), e em Pattern, o padrão do nosso snippet. Coloquei assim:

SELECT {$campos} FROM {$tabela};

Onde ‘{$campos}’ e ‘{$tabela}’ são, simplesmente, onde você quer que o cursos de posicione quando você acionar o snippet. O cursor ficará com o ‘{$campos}’ selecionado primeiro, e depois que você digitar qualquer coisa e der tab, ele pulará diretamente para o ‘{$tabela}’. Nesse print, esqueci de colocar o ‘{$END}’ que é onde você quer que o cursor pare depois que der o último tab:

captura_de_tela-6png

Na imagem anterior, mostro como usar o snippet dentro da função ‘mysql_query’, por exemplo. E o snippet é acionado pelo ‘name’, ao digitar, no meu caso, ‘select’ e teclar ctrl+espaço:

captura_de_tela-5png

Então, esse é o meu tutorial sobre snippets. Espero que sirva para alguém! =D

5 thoughts on “Criando ‘snippets’ no ‘Zend Studio for Eclipse 6’”

  1. Fala Mezencio…

    Ta ae o grande cara que vem me quebrano um galhão nas minhas grandes duvidas.

    Realmente o uso de Snnipets e muito util e agil.

    Fico muito agradecido pela força e continue sempre assim, construindo uma internet melhor e compartilhando conhecimentos.

    Abraços.. e te devo um engradado eim …

  2. Bacana o Tuto Lucas, vou proucurar isso no “Netbeans” usava muito no DzSoft PHP editor, parabéns pela dica…

  3. Cara muito bom,resolve a vida demais esse nosso amigo…

    Ta de parabens…

    Espero mais post’s com esses truques

Leave a Reply